quarta-feira, 28 de abril de 2010

Opinião sobre livros e outras cositchas massss =)

Brunadovinil deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Aulas em São Paulo (bairro Butantã) - 2010":

Vocês não tem planos de abrir aulas em Alagoas?

#brinks

Estou estudando finlandês sozinha em casa e esse blog está me ajudando bastante! Adorei os links que vocês disponibilizaram aqui. Kiitos! Estou querendo comprar livros, e que queria saber se o livro Say it in finnish, um que está a venda na Livraria Cultura, é recomendável. Ele está por apenas R$ 14,46!

^^

E aí? eu não conheço esse livro não... Alguém aí tem e tá afim de palpitar? xD Eu tenho o Colloquial Finnish (que me foi indicado pela embaixada) e andei dando uma bisbilhotada no Teach Yourself Finnish (que é parte de uma série de tudo quando é "Teach Yourself" hehe). Eu os achei um tanto quanto parecidos na hora de explicar. Mas é aquela coisa, ambos são importados, em inglês e confusos em certos momentos. É nessas horas que certos sites ajudam muito...

Em tempo: Tava pensando em montar um grupo de discussões virtual, com uns tópicos até pra formar uma rede mais dinâmica para conversarmos e nos enturmarmos... O que vocês acham? Sugestões de hospedagem? Topariam participar?

16 comentários:

Veronique d'Angoulême disse...

Olá gente!

Estudar sozinho, qualquer língua, é um problema, especialmente se a pessoa tem interesse na pronúncia.

Eu comecei a estudar o finlandês sozinha, estou bem no início, e não tenho livro didático. Alguém saberia me informar um livro em outra língua? Porque eu não sei inglês. Acredito que deva existir algum livro até mesmo em português, ainda que importado de Portugal.

Será que alguém teria essa informação ou como consegui-la?

Por outro lado, para quem desejar, há dois links que uso, um em português, outro em italiano.

Português:

http://cursobasicodefinlandes.synthasite.com/

Italiano:

www.finlandese.net

Mas acho que faz muita falta um livro didático, porque esses dois sites são de gramática, embora tenha algumas expressões lá.

Adoraria participar de algo online. Até pensei em propor para a galera de sampa conversar com o Aleksi e ver se ele se interessaria em participar de um forum, ou um grupo de estudos online, passando gramática, textos didáticos de diálogos, exercícios, enfim... Fica aí a sugestão, meio pedido, caso seja possível tentar...

Espero que os links possam ajudar também.

Abraços,

Veronique

Veronique d'Angoulême disse...

Ah, mais uma cosita. O Live Mocha também tem um mini-curso básico-do-básico de finlandês.

A quem possa interessar:

www.livemocha.com

;)

Bruna disse...

Ain vocês comentaram meu comentário! ^^

Eu uso o livro Teach yourself finnish, e a Gramática Finnish - An essential Grammar. Também utilizo o site do Live Mocha que ajuda bastante na questão de vocabulário. Essa semana aprendi cores e alguns objetos. Vale bastante a pena entrar no site. Escrevi um texto descrevendo pessoas, que foi corrigido por um finlandês!

E sim, arranjar material realmente bom em português, é difícil. A maioria do meu material é em inglês, e pelo que vi, todos os livros da livraria cultura que ensinam finlandês, são inglês.

Seria ótimo abrir um grupo de discussões virtual. Eu topo na hora! Quanto mais gente para poder trocar conhecimento e informações melhor! E claro, fazer amigos!

Obrigada pela atenção!

Kiitos paljon!
Näkemiin!

Beatriz disse...

Oi!

Dei uma pequena pesquisada e, infelizmente, pelo jeito não há livros para estudo de finlandês em português, nem em Portugal. Vale ressaltar que inglês é a língua de câmbio no estudo da maioria das línguas "raras", aprendê-lo abre muitas portas, além de ser muito, mas MUITO mais fácil que o finlandês ^^

É triste não haver interesse em traduzir ou desenvolver livros didáticos de finlandês nem aqui nem em Portugal, mas é uma realidade com a qual temos que lidar.

Quanto a lições de finlandês gratuitas na internet, há o site que já foi publicado aqui:

http://www.evevirtual.page.tl

É muito bom! E, o melhor, em português! ^^

E, se não me engano, o livemocha também pode se usado em português. Estou enganada, alguém sabe?

Abraços, espero ter ajudado ^^

Veronique d'Angoulême disse...

Olá gente!


O Live Mocha tem suas lições na própria língua que deseja estudar.

As lições são realizadas com o auxílio de imagens, como nos livros didáticos ("Ela é baixa". Daí aparece a foto de uma pessoa baixa), e com áudio, o que é bem interessante!

Outra coisa boa é que todas as lições de um mesmo nível, em todas as línguas, são idênticas, o que, a meu ver, ajuda a compreender o que se está estudando, sem risco de compreensões equivocadas, pois, se no nível 1 de português encontrarmos a foto de um cachorro com a palavra "cachorro", no nível 1 do curso de espanhol haverá a mesma imagem com a palavra "perro", no nível 1 de inglês a mesma imagem com a palavra "dog" e assim por diante. Para quem estuda mais de uma língua pelo site isso ajuda.

O site conta com exercícios escritos de Finlandês. Infelizmente, para esta língua não há exercícios orais, como há em outras. :(

O Live Mocha é um site trabalhado pela própria comunidade. Assim, são os nativos que corrigem os exercícios dos estudantes (Bom, né?!).

Por outro lado, tenho uma amiga que começou a estudar russo no Live Mocha e me disse que muitos exercícios que ela respondeu de um modo exatamente idêntico àquele que o site havia ensinado, foi corrigido por russos como algo errado. Bom, daí a minha dica: aprenda com o Live Mocha, ele ajuda sim, de verdade, mas nao confie plenamente nele. rs

Enfim, fosse falar de mais coisas que quero discutir aqui, esse comentário seria um post. rs

Vocês topam começar um estudo do básico? Bem lá do inicinho mesmo do finlandês? Digo, online?

To com uma ideiazinha...

Obrigada pelas indicações de livros e site!

Vamos trocando.

Veronique

Bruna disse...

Concordo com a Beatriz.
Inglês é a língua câmbio para aprender outras. Os links que o blog forneceu em português são legais, porém não tão completos como os links em inglês. Eu estou estudando pela gramática finlandesa (só que em inglês) e isso com certeza não poderá (até agora) sem encontrado em português. Penso em traduzir, hmm.

E continuo gostando da idéia de abrir alguma coisa para poder dividir conhecimentos de suomessa. Quem sabe para começar o msn group?

Nakëmiin.

Veronique d'Angoulême disse...

É Bruna,

Infelizmente o inglês dominou o planeta, mas embora abra muitas e muitas portas, inclusive essa de estudo de outras línguas, eu me recuso a acreditar que seja absolutamente necessário para este propósito. O português sim é que é muito restrito, infelizmente.

Mas, embora eu não conheça o material que vocês usam em inglês (e nem adiante conhecer, pois meu inglês é mesmo muito básico e não vou esperar aprendê-lo para me dedicar ao finlandês, pela qual tenho mais interesse), e, portanto não possa comparar, o link que passei para vocês, em italiano, é muito rico, é também uma gramática de finlandês, e bem superior ao material que conheço em português.

Mas o que me falta (e pelo que vocês estão falando, está me parecendo que também estudam por gramáticas) é livro didático mesmo, pois livro didático tem especificidades, como diálogos, situações cotidianas, muita coisa da cultura, enfim, coisas que não estão presentes nas gramáticas, exceto nas gramáticas comunicativas, de nenhuma língua.

Por sua vez, parece que o finlandês falado é bem diferente do finlandês escrito. Daí um livro didático traria coisas diferentes, creio.

Bom, se você animar traduzir essa gramática que você tem, uau! Vai ser tudo de bom! ;)

Abraços!

Veronique

Pety disse...

pois é, meninas... eu conhecia já o finlandese.net... foi um dos primeiros links a serem postados aqui no blog. aliás, se vcs entrarem lá no arquivo, a primeiríssima tem váááááááááááááárias fontes pra seguir.

agora, convenhamos: não adianta querer partir pro difícil sem cobrir o básico. inglês não dá pra ficar sem. aliás, como já foi bem, BEM divulgado, na finlândia fala-se muito bem a língua inglesa. no fim das contas, finlandês é legal, é diferente, exótico e é indispensável se vc for pra lá e tudo mais. mas o não saber inglês te fecha muitas portas, independente do teu grau particular de interesse.

Pety disse...

pois é, meninas... eu conhecia já o finlandese.net... foi um dos primeiros links a serem postados aqui no blog. aliás, se vcs entrarem lá no arquivo, a primeiríssima tem váááááááááááááárias fontes pra seguir.

agora, convenhamos: não adianta querer partir pro difícil sem cobrir o básico. inglês não dá pra ficar sem. aliás, como já foi bem, BEM divulgado, na finlândia fala-se muito bem a língua inglesa. no fim das contas, finlandês é legal, é diferente, exótico e é indispensável se vc for pra lá e tudo mais. mas o não saber inglês te fecha muitas portas, independente do teu grau particular de interesse.

Veronique d'Angoulême disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Veronique d'Angoulême disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Veronique d'Angoulême disse...

Que o inglês abre portas ninguém duvida. Mas daí a ter que saber inglês para conseguir realizar o que se quer na vida, ou ter que estudar inglês antes de finlandês, ou ter que saber inglês para estudar finlandês, ou mesmo simplesmente ter que saber inglês vai uma larga distância...

Pety disse...

ah, claro... TER QUE ninguém tem que nada, até porque isso aqui é um blog de finlandês, que tem pouco a ver com a nossa realidade/"necessidade" e no entanto tem gente seguindo. ninguém "tem que" aprender essa língua por obrigação... mas por vontade, são outros quinhentos hauhuahuahua. mas aprender uma língua baseando-se em outra que vc não domina é bem mais difícil.

mudando de assunto... sobre o fórum de discussões:
pensei em fazer algo onde a gente possa, justamente, trocar... "compreensões" sobre o tema. é bem comum alguém ter mais facilidade em entender um conteúdo e ajudar quem não entendeu que, por sua vez, vai compreender melhor um outro tópico e repassá-lo. realmente AULAS nem eu nem ninguém que eu conheça tem a moral de dar... maaaas... grupo de apoio já é uma mão na roda. enfim, vocês conhecem algum lugar (GRATUITO, por favor) para hospedarmos grupo? algum que vcs conheçam e gostem? Vamm dar pitaco! xD

Piin (: disse...

Olá pessoas!
Me chamo Mayara, sou de São Paulo, já tinha visitado o blog no começo do ano, mas a faculdade começou e tive que deixar o finlandês um pouco de lado, mas agora nas ferias vou voltar a estudar!
Vi o post e achei uma idéia incrível a do grupo, o que vcs acham de fazer um grupo de emails do yahoo? não sei, varios emails 'em grupo' que eu tenho são de la, a troca de emails é bem facil e da pra linkar o email do grupo com a conta de email que vc usa geralmente

Se depois acharmos que é melhor realmente um fórum pela quantidade e diversidade de informações podemos providenciar

A principio, acho que o grupo no yahoo seria bem util, e la da pra colocar arquivos tbm, se tiverem versoes virtuais de material ja ajuda bastante, eu tenho o Teach Yourself Finnish aqui no pc, posso tentar fazer o upload

Enfim, se toparem, postem aqui!
meu email é mayara.mmoinho@gmail.com

até mais! bjos.

green girl disse...

olá pessoal , estou a estudar finlandês também , vi que citaram o livemocha que é um bom site , mas talvez esqueceram do italki ( ou será que ninguuém conhece ???)este é um site para o aprendizzado de idiomas , pode ser usado no português , embora ainda com precária tradução , tenho todo material cá citado , e acredito ter algo mais cá comigo , que devo estar a enviar assim que possível ,o site cá é muito legal .Mas deixo um lembrete : é muito importante fazer amigos finlandeses para que se possa perguntar , trocar informações etc .através destes sites para o aprendizado do idioma fiz diversos amigos , e devo dizer que o finland~es da gramatica é diverge e muito do falado (obviamente) e que muita coisa principalmente do "teach yourself " encontra-se em desuso .
Hmm consegui um dicionário de finlandês , pocket dictionary , finnish / english , muito bom , foi um amigo chinês quem enviou para mim , mas para quem tem interesse ele é publicado pela " berlitz" , editora alemã , presente também no Brasil , agora só não sei dizer se há versão do mesmo em português / finlandês.

boa sorte a todos nós com o finlandês.

Menestysta opinnoissasi.

vanessa disse...

Eu tenho o Say it in finnish. Dá uma olhadinha nele no site http://www.amazon.com/Say-Finnish-Dover/dp/0486245918#_